quarta-feira, 15 de agosto de 2012

China

A China era um país muito fechado para o exterior. Ela tinha apenas o porto de Cantão para comércio com o exterior.
Este fato estava prejudicando muito os ingleses, que queriam comercializar com a China.
Visando acabar com os prejuízos, os ingleses apresentaram o ópio (forte entorpecente) aos chineses e viram ai um bom meio de comércio, o de drogas.
Com a população chinesa ficando cada vez mais dependente desta droga, o imperador chinês declarou ilegal o consumo do ópio, pois estava acabando com a capacidade produtiva da população chinesa.
Com isso, obviamente a Inglaterra não ficou nada satisfeita e com o apoio da França declarou guerra a China, inciando ai o período da Guerra do Ópio (1839-1842).
A China foi totalmente destruída e sendo assim obrigada a assinar o Tratado de Nanquim, que consistia em abrir 5 portos para o comércio exterior e como se não bastasse acabou perdendo Hong Kong para a Inglaterra.
Com o passar do tempo, a China não abrira ainda os portos e isso veio a surgir mais uma guerra declarada pela Inglaterra contra a China, que por sinal foi destruída novamente.
A China, por perder esta guerra foi obrigada a assinar o Tratado de Tanquim que consistia em abrir os 5 portos que não abrira ainda mais 11 portos para o comércio com o exterior.
Neste contexto, a China estava totalmente falida, sua economia estava uma miséria e então começaram a surgir grupos chineses que planejavam um meio de expulsar os estrangeiros de seu país.
A Inglaterra descobriu e com a ajuda dos EUA, França, Rússia e Japão acabaram com estes grupos secretos.
Estudantes e intelectuais começaram a achar que a única forma de expulsar os estrangeiros do país seria proclamando uma república.
Em 1912 Sun Yatsen proclamou a república, mas para a infelicidade chinesa os estrangeiros não foram expulsos, a proclamação de uma república não adiantara de nada. Devido a isso, Sun Yatsen não permaneceu por muito tempo no poder.
Os estudantes e intelectuais começaram a fazer manifestações contra o japão que estava impondo regras e condições sobre a China na Conferência de Paris.
Nisso, foi criado a Kuomintang (Partido nacionalista), com o apoio da URSS e do Partido Comunista Chinês e era liderada por Sun Yatsen.
Em 1925 Sun Yatsen morre e Chiang Kai-chek sobe ao poder, desfazendo a aliança com a Kuomintang e perseguindo seus membros severamente.
Com isso uma guerra civil acendera-se, comunistas contra nacionalistas e os comunistas só estavam sendo derrotados.
Os comunistas se refugiaram para o interior do país e Mao Tsé-Tung criou o Exército Vermelho.
Aproveitando da guerra civil de chineses contra chineses o Japão invade  a China.
Em 1934-1935 ocorre a Longa Marcha liderada por Mao Tsé-Tung que consiste em cerca de 150.000 pessoas caminhando 10.000 Km para aderir pessoas (a maioria camponeses) para o Partido Comunista Chinês.
Durante esse tempo, o Japão continua a invadir a China e Chiang Kai-Chek se vê obrigado a aliar-se com os comunistas para tirar os japoneses do país.
Após a Segunda Guerra Mundial o Japão se retira da China totalmente destruído e Chiang Kai-Chek torna a reascender a guerra civil entre nacionalistas e comunistas.
De um lado os comunistas com o apoio da URSS e de outro os nacionalistas com o apoio dos EUA, mas não adiantou de nada o esforço nacionalista, pois os comunistas invadiram Pequim (atual Beijing) e proclamaram a República Popular da China.
Isso obrigou que Chiang Kai-Chek se refugiasse em Taiwan e lá proclamou a República Nacionalista da China.
As consequências disso foi ter uma China bipolar, mas a China comunista nunca aceitou a independência da China nacionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário