segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Geopolítica do Oriente Médio - Parte I

O Oriente Médio é onde se localiza os maiores produtores mundiais do petróleo. Ao dizer-lhes isso, logo muitos pensam que é um território rico, mas não é e vou lhes explicar o motivo.
O fato de possuir muitos países produtores mundiais de petróleo não interfere no índice de desenvolvimento humano e nem no saneamento básico. Por isso, o território sofre de grande sub-desenvolvimento, falta de energia e saneamento básico, pois isso exige investimento na área social.
Além destes fatores, neste território a democracia não prevalece e há muitos conflitos internos relacionados a religião pelo fato de no Oriente Médio estar presente três religiões monoteístas: judaísmo, islamismo e cristianismo.
O islamismo divide-se em dois grupos: xiitas (moderados) e os sunitas (radicais).
Nos tempos antes de Cristo, os judeus estavam sendo atacados constantemente pelos babilônios, sírios e por último pelos romanos, logo no ataque dos romanos deu-se início a diáspora, quando os judeus espalharam-se pelo o mundo.
Então veio a Segunda Guerra Mundial, período nazista e de grande perseguição aos judeus. Houve então a criação do estado de Israel, um estado judeu, para reunir os judeus que estavam sendo perseguidos pelos nazistas, mas a criação do estado de Israel implicou no surgimento de um conflito, pois os palestinos não aceitaram a criação de Israel e nem os árabes, porque achavam que estavam perdendo um território que eram deles.
Assim iniciaram conflitos árabes-israelenses como a Guerra de Suez (quando houve a nacionalização do canal de Suez, quem o dominaria seria o Egito), Guerra dos Seis Dias, Guerra de Yom Kippur (quando o egito anexou a península do Sinai através do acordo de Camp David) e a 1º intifada, que foi quando crianças palestinas tacavam pedras em soldados israelenses.
Yasser Arafat líder da (OLP- Organização para a Libertação da Palestina) resolveu então a chegar a um acordo com os israelenses. Reuniram-se Yasser Arafat e Ytzhak Rabin em Washington e entraram em um acordo, que os israelenses devolveriam a Gaza e a Cisjordânia (territórios ocupados pelos judeus na Guerra da Independência do Estado de Israel) aos palestinos.
Não durou muito tempo, iniciou a 2º intifada com constantes conflitos entre árabes e israelenses e tudo piorou quando Ariel Sharon, primeiro-ministro de Israel, culpou Arafat de estar promovendo atentados contra Israel, assim Israel começou a bombardear os palestinos na faixa de Gaza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário