terça-feira, 7 de agosto de 2012

O que são orações subordinadas reduzidas? E as desenvolvidas?

Todas as orações subordinadas, seja ela adverbial, substantiva ou adjetiva que possuem um conectivo (conjunção subordinada ou pronome) e que estão no modo indicativo, imperativo ou subjuntivo, são orações subordinadas desenvolvidas.
Mas afinal, o que seria então a tal da oração subordinada reduzida?
Como o próprio nome diz ela é uma oração reduzida devido ao fato de não possuir conectivo (conjunção subordinada ou pronome). Além de não possuir pronome, os seus modos são diferentes. As orações subordinadas reduzidas geralmente se encontram no modo gerúndio, particípio ou infinitivo. Caso seja uma oração subordinada adverbial condicional ela se classificaria da seguinte forma: "Ao viajar, não tome bebidas alcoólicas", como vocês podem ver o verbo viajar está no infinitivo, isto significa que a oração ficaria classificada da seguinte forma: Oração Subordinada Adverbial Condicional Reduzida de Infinitivo.
Sempre que uma oração reduzida for de infinitivo lembrem-se da substantiva, pois a substantiva só aparece se a oração for de infinitivo. Já se as orações forem de gerúndio ou particípio elas só poderão ser adverbial ou adjetiva.
Lembrando a vocês que uma oração reduzida de infinitivo pode ser também adverbial ou adjetiva, mas analisem sempre com prioridade a substantiva, afinal ela só é presente na reduzida de infinitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário