segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Tipos de clima da Ásia

A Ásia, por ser um continente extenso de oeste a leste e de apresentar influências no clima como por exemplo o relevo, possui diversos climas. São eles:

Equatorial: É um clima quente e chuvoso com temperaturas médias de 25 ºC para cima presente em áreas onde a linha do Equador se encontra, como na Indonésia, Malásia e sul das Filipinas. Sua amplitude térmica anual é de 2 ºC.
A vegetação presente neste clima é de florestas densas, heterogêneas e úmidas, (floresta equatorial e tropical).

Tropical: Este já é um clima com temperaturas médias menores do que o equatorial, porém sua amplitude térmica anual é maior. Ocorre na Índia, Indochina e Filipinas. A vegetação presente neste clima também é de florestas. Já nas áreas secas encontramos uma vegetação herbácea (ervas) e arbórea (árvores).

Temperado: É mais presente no extremo oeste e leste por ser bastante influenciado pela maritimidade. O clima temperado é caracterizado por possuir as estações do ano bem definidas. Apesar de ser mais influenciado pela maritimidade, também é influenciado pela continentalidade devido a grande extensão territorial da Ásia, possuindo ai um curto período de estiagem.
Sua vegetação é a floresta temperada caducifólia, cujas folhas das árvores caem no inverno.

Árido e Semi-árido: Está presente no centro no continente, onde a disposição do relevo favorece o surgimento de áreas mais secas. Este clima possui temperaturas médias de 35 ºC a 40 ºC durante o dia e ao anoitecer as temperaturas caem para abaixo de 0 ºC.
A vegetação é xerófila, uma vegetação resistente à seca.
O povo que vive nesta região são nômades e pasteorizam ovelhas.

Frio de altitude: Como o próprio nome diz é um clima influenciado pela altitude e está presente em áreas montanhosas. É caracterizado por aparecimento de neve no pico das montanhas, uma vegetação herbácea de curta vida e quanto maior a altitude mais frio o local é.

Frio e Subpolar: O subpolar está presente em regiões de elevadas latitudes como na Sibéria, possui invernos longos e rigorosos, a temperatura não passa de 10 ºC, e solos cobertos por gelo por pelo menos metade do ano. No curto verão aparece a vegetação de tundra.
Já o frio neva durante 3 a 6 meses no ano e a vegetação é a de coníferas.

Subtropical: O clima subtropical possui verões quentes e invernos curtos. É dividido em subtropical úmido ou chinês (por estar presente no leste da China) e subtropical mediterrâneo.
O clima subtropical úmido é caracterizado, por possuir chuvas bem distribuídas durante o ano. Sua vegetação é a floresta subtropical, em que algumas árvores perdem as folhas durante a estação fria.
Já o clima subtropical mediterrâneo é caracterizado por possuir verões quentes e secos e chuvas durante o inverno. Sua vegetação é uma mata rala, pois já fora devastada dando lugar à agricultura.

Monções: Caracterizado por possuir invernos secos e verões chuvosos. Isso ocorre porque as massas de ar deslocam do continente para o oceano durante o inverno e durante o verão elas deslocam-se do oceano para o continente bastante úmidas.

11 comentários: