segunda-feira, 18 de junho de 2012

O mundo Pós-Guerra

Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo foi dividido em dois blocos antagônicos: Ex-URSS (bloco socialista) e EUA (bloco capitalista).
A Segunda Guerra Mundial não resolveu conflitos sociais, políticos e econômicos mas sim apenas os aprofundou, assim o mundo viveu em pleno terror com o surgimento da Guerra Fria e no seu fim a possível chance de haver uma catástrofe nuclear no mundo devido a disputa armamentista entre os dois blocos.
Em 1943, Roosevelt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Chiang Kai-Check (China), se reuniram na Conferência do Cairo para saber o destino do Império Japonês. Foi resolvido que as regiões ocupadas por ele durante a Segunda Guerra Mundial seria devolvidas à China, e perderia também suas ilhas no Pacífico.
Logo depois as três potências se reuniram em novembro de 1943, Roosevelt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Stalin (URSS), na Conferência do Teerã no Irã e Stalin conseguiu abrir uma frente de guerra no Ocidente para aliviar a pressão nazista que estava sofrendo a região soviética. Além disso foi tida a anexação dos territórios: Lituânia, Letônia e Estônia à URSS.
Novamente, em fevereiro de 1945 houve a Conferência de Yalta onde se reuniram Roosevelt (EUA), Churchill (Inglaterra) e Stalin (URSS) para discutir sobre a criação da ONU (Organização das Nações Unidas) e a divisão da Coreia em blocos capitalista e socialista.
Em julho de 1945, reuniram-se Stalin (URSS), Churchill (Inglaterra) e Truman representando os EUA devido  à morte de Roosevelt, para tomar decisões sobre a Alemanha como: demilitarização, redução da capacidade industrial, pesada indenização (cerca de 20 bilhões de dólares) e etc. Foi estabelecido também a divisão de Berlim e da Alemanha em quatro zonas: britânica, francesa, estadunidense e soviética.
Com o mundo bipolar surgiu a ONU, ideologias como a Doutrina Truman, Plano Marshall,  organizações de ajuda mútua como a COMECOM (URSS) e organizações militares para se proteger de uma possível agressão de ambos os lados, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia (URSS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário