quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Ásia: Relevo

A Ásia é o maior continente do mundo o que faz com que ela tenha uma grande diversidade de climas, relevo, vegetação e etc. Todos estes fatores são influenciados pela latitude, altitude, a presença de muitas montanhas que impedem a circulação de massas de ar e a continentalidade por ser um continente de grande extensão de leste a oeste.
O relevo do continente asiático é composto por montanhas, planaltos e planícies. Todos eles são frutos de agentes internos do relevo (dobramentos, falhamentos, terremotos e vulcanismo).
O continente asiático possui o mais alto pico do mundo, a cordilheira do Himalaia, com cerca de 8.848 m. Além da cordilheira do Himalaia é importante lembrar de montanhas importantes como a cadeia Tian Shan e os montes Saian e Altai, ambos localizados na região central do continente.
Como dito anteriormente, além de montanhas a Ásia é composta por planaltos importantes como o planalto Pamir, localizado entre as fronteira do Paquistão, Afeganistão e Tadjiquistão, o planalto do Tibete localizado no sul da China, o planalto central Siberiano, entre outros.
As planícies mais importantes que se destacam em uma grande região do continente asiático são planícies como: planície da China localizada entre os rios Hoang-ho (Rio Amarelo) e Yan tsé-kiang (Rio Azul), planície da Mesopotâmia localizada entre os rios Tigre e Eufrates, planície Indo-Gangética localizada ao norte da Índia, planície da Sibéria localizada ao norte da Rússia, planície do Amur localizada ao norte da Manchúria, entre outras.

Gostou? Seja um seguidor, comente as postagens e ajude a divulgar o blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário